Casa de Lazer – Campo

Projeto de Arquitetura e Paisagismo

Essa residência, localizada numa região montanhosa do Vale do Paraíba, foi projetada para ser utilizada em férias e finais de semana, com finalidade de receber e acomodar familiares e amigos.

O programa comporta mirante, sala de jogos, sala de leitura, sala de colchões e almofadas, um banheiro, um escritório e três suítes no mezanino; no pavimento térreo possui duas suítes , três salas integradas e uma ampla cozinha caipira, com direito a fogão à lenha de chapa naval, paneleiro, ladrilho hidráulico e mesa de madeira de demolição com gavetas, um tipo de mesa mineira.

A casa é toda avarandada, possuindo área gourmet com churrasqueira e forno de pizza feito com bambu e argila do próprio local.

Possui ainda duas suítes num anexo feito próximo à casa principal, onde acomoda seus hóspedes com conforto e privacidade.

Os telhados foram apoiados em madeira roliça certificada, garantindo a sustentabilidade da construção.

O uso de materiais terrosos nas varandas, como o tijolo, leva à sensação de se pisar na terra, além da segurança necessária para o caminhar descalço.

Cores vibrantes nas áreas externas contrastam com o verde das montanhas e o paisagismo que existe ao redor.

No espaço interno, a madeira é a protagonista do projeto, usada nos pisos, nos forros, nas escadas e no guarda corpo.

Nas salas, dormitórios e cozinha do pavimento térreo, usou-se um revestimento cimentício acetinado, com cores neutras e suaves, garantindo conforto e permitindo que a decoração sobressaia, com suas cores quentes e vibrantes.

Os grandes panos de vidro usados nas aberturas permitem que a iluminação natural seja um verdadeiro privilégio e nos dá a oportunidade de contemplação da natureza, que acontece do lado de fora.