Contribuindo com soluções positivas para melhorar a vida das pessoas

Poucos sabem ou se atentam para isso, mas um arquiteto pode contribuir e transformar para melhor a vida das pessoas.

Na Arquitetura de Interiores, o profissional deve valorizar a estética, o traço e o desenho do projeto, criando ambientes únicos, lindos e sofisticados. No entanto, minha vivência nesse universo, mostra que devemos considerar também outros aspectos, como conforto, segurança e bem estar em nossa casa, em nosso trabalho e até mesmo, em nossa cidade. Detalhes, opções e soluções simples, porém de extrema importância, se fazem necessários, e devemos observar para que todas as pessoas tenham autonomia, conforto e tranquilidade.

Em meus projetos, costumo analisar e especificar desde o planejamento, seja uma obra inicial ou uma obra de reforma, produtos que atendam essas características, orientando e ensinando meus clientes como e o que comprar de acordo com suas reais necessidades. Apresento, em resposta às suas conveniências, recursos que vão desde a escolha de pisos e revestimentos, até a definição de cores, iluminação, materiais, mobílias e utensílios domésticos.

Exemplificando, nos ambientes corporativos, é preciso estar atento às necessidades dos usuários e oferecer um projeto que atenda com eficiência e funcionalidade: comunicação visual, sinalização, ergonomia, saúde, rotas acessíveis são alguns parâmetros analisados, evitando constrangimentos desnecessários e, muitas vezes, processos às empresas.

Quando atendo casais com crianças pequenas, analiso os possíveis riscos que possam existir, eliminando elementos que possam causar preocupação com os filhos a todo o instante. Isso faz com que a família aproveite melhor e com prazer os deliciosos momentos a sós ou com as crianças.

Numa reforma de casa ou de apartamento para idosos, sou criteriosa ao analisar o que pode ser aproveitado e o que precisa ser modificado e adaptado, tomando os cuidados necessários para proporcionar autonomia, aconchego e tranquilidade a essas pessoas que merecem serenidade nesse momento de vida. Ambientes sem barreiras, espaços amplos, nivelamento de pisos e soleiras, pisos antiderrapantes, cores claras e até uma boa iluminação, são soluções que contribuem muito para seu conforto e bem estar.

Enfim, como podem perceber, o papel do arquiteto vai muito além de deixar os ambientes “bonitinhos” ou “ornando”. Envolve uma análise profunda do ambiente e da pessoas que vai viver nesse ambiente. É um trabalho muito gratificante e me sinto privilegiada em poder participar da vida das pessoas.